JovemGuarda_Logo(PNG)
Final da Página
www.edimilsonmendes.com
* WANDERLÉA * - Biografia
_Wanderlea

WANDERLÉA, Wanderléa Charlup Boere Salim, descendente de libaneses, nasceu em Santo Antonio do Pontal, distrito de "Governador Valadares" (MG), no dia 05 de junho de 1946. Passou os primeiros anos de sua infância em "Lavras" (MG), para onde a família tinha se mudado, poucos meses depois de ela nascer. A partir dos nove anos, passou a morar na Ilha do Governador, no "Rio de Janeiro" (RJ). É casada com o guitarrista Chileno "Lalo Calofórnia", com quem teve um filho em 1982 "Leonardo", morto afogado na piscina em 1984. Eles tem também duas filha "Yasmin" e "Jadde".

Começou a carreira artística aos dez anos, inicialmente em programas como "Clube do Guri" e "Vovô Odilon", nas emissoras Mayrink Veiga e Tupi, e logo depois ganhou o título de A Mais Bela Voz Infantil, conferido pela TV - Rio.

Em 1959 gravou para a CBS seu primeiro disco, um 78 rpm, com as canções "Tell me How Long" e uma composição de Rossini Pinto e Fernando Costa. A aceitação desse disco e de outro também em 78 rpm "Quero Amar e Ao Nascer do Sol" abriu caminho para seu primeiro LP "Wanderléia", em que se destacaram as faixas "Dá-me Felicidade" e "Não Existe o Amor".

Na CBS conheceu Roberto Carlos e passou a figurar no grupo liderado por ele, que viria a ser lançado em 1965, como titular do programa Jovem Guarda, transmitido ao vivo pela TV Record, de São Paulo SP, todos os domingos.

Então, no auge da popularidade e conhecida como Ternurinha gravou "Pare o Casamento" (de Luís Keller), "Ternura" (versão de Rossini Pinto), "Tempo de Amor" (de Rossini Pinto) e "Prova de Fogo" (de Erasmo Carlos).

Em 1968 participou do filme de Aurélio Teixeira "Juventude e Ternura" e em 1970 do filme "Roberto Carlos e O Diamante Cor-De-Rosa", com Roberto Carlos e Erasmo Carlos, sob a direção de Roberto Farias.

Depois de relativo recesso artístico, reapareceu no show "Wanderléia Maravilhosa", no Teatro João Caetano, do Rio de Janeiro, em 1973, e gravou um LP com o mesmo título, lançado pela Phonogram. Em 1975 apresentou o show "Feito Gente", no Teatro Teresa Raquel, do Rio de Janeiro, do qual resultou um LP homônimo da Odeon.

Na década de 1990 voltou a fazer sucesso em espetáculos solo de revival da época Jovem Guarda ou em shows ao lado de ex-companheiros da época, como Eduardo Araújo e Martinha.

Wanderléa - "Biografia"
Início da Página
 
www.edimilsonmendes.com                                    Atualizado em Abril de 2017                                    Copyright © 2008 - osósia