JovemGuarda_Logo(PNG)
Final da Página
www.edimilsonmendes.com
* VANUSA * - Biografia
_Vanusa

VANUSA, Vanusa Santos Flores, cantora e compositora, nasceu na cidade de "Cruzeiro" (SP), no dia 22 de setembro de 1947. Criada em "Uberaba" (MG) e "Frutal" (MG). Desde cedo estudou violão e aos 16 anos iniciou-se como cantora, atuando como Crooner do Conjunto Golden Lions, da cidade de Frutal. Seu pai era LUIZ SANTOS FLORES, falecido dia 08 de dezembro de 2011.

Apresentando-se em bailes de diversas cidades da região do triângulo mineiro, foi descoberta por Sidney Carvalho, que trabalhava para a empresa publicitária Prosperi, Magaldi & Maia. Transferindo-se para São Paulo (SP), foi lançada como concorrente da cantora "Wanderléa", na época a intérprete de maior sucesso do gênero iê-iê-iê.

Em 1966, no auge do movimento "Jovem Guarda", estreou no programa "Eduardo Araújo, o Bom", transmitido pela TV Excelsior. Contratada pela RCA Victor, obteve sucesso com a gravação "Pra Nunca Mais Chorar" (de Carlos Imperial e Eduardo Araújo). Juntamente com o cantor "Wanderley Cardoso" e o comediante "Renato Aragão", atuou no programa "Adoráveis Trapalhões", na TV Record, de São Paulo.

Em 1970 estreou como compositora, gravando na RCA a canção "Mundo Colorido". No ano seguinte, 1971, participou do VI FIC (6º Festival Internacional da Canção), da TV Globo, do Rio de Janeiro, com a canção "Namorada" (parceria com Antônio Marcos).

Prêmio de revelação feminina no festival de Piriapolis, Uruguai, em 1974, obteve um de seus maiores sucessos de intérprete e autora com "Manhãs de Setembro" (parceria com Mário Sierra).

Em 1980, obteve o terceiro lugar no Festival de Seul, Coréia do Sul, com a música "Mágica Loucura" (parceria com Augusto César Vannucci). Gravou vários LPs na década de 1980, bem como teve lançadas coletâneas de sua obra. Em 1991 obteve o 5º Lugar do Festival Estrela de Ouro, em Viña del Mar, Chile, com "Quando o Amor Termina" (parceria com Sérgio Augusto). Lançou em 1997 sua autobiografia 'Vanusa - a vida não pode ser só isso!', São Paulo, pela Editora Saraiva. Continua apresentando-se em shows pelo Brasil.

Vanusa - "Biografia"
Início da Página
 
www.edimilsonmendes.com                                    Atualizado em Abril de 2017                                    Copyright © 2008 - osósia