JovemGuarda_Logo(PNG)
Final da Página
www.edimilsonmendes.com
* EDUARDO ARAÚJO * - Biografia
_Eduardo_Araujo

EDUARDO ARAÚJO, Eduardo Oliveira Araújo, cantor e compositor, nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Joaíma (MG), no dia 23 de julho de 1942. Filho do fazendeiro Coronel LÍDIO ARAÚJO, estudou interno num colégio de Belo Horizonte, onde começou a cantar em 1960, no programa de Aldair Pinto. No mesmo ano seguiu para o Rio de Janeiro, para estudar veterinária. Aí cantou no programa de Jair Taumaturgo, "Hoje é Dia de Rock", na TV Rio, e fez sua primeira composição "Deixe o rock". Na infância seus ídolos foram LUIZ GONZAGA, Pernambucano de Exú e PEDRO RAIMUNDO, Catarinense de IMARUÍ (mas que se caracteriva de Gaúcho). Na adolescência foi infuenciado pelo Rock And Roll de GENE VINCENT (Eugene Vincent Craddock), Americano, fundador da banda de rock THE BLUE CAPS (Gene vincent e os Blue Caps).

Seu primeiro e grande sucesso foi a canção "O BOM" (Carlos Imperial), gravada em 1966 na Odeon, com acompanhamento do Conjunto THE FEVERS.

Gravou seu primeiro disco, um compacto duplo, intitulado Garoto do rock, na Philips, em 1961, e participou dos programas de Carlos Imperial "Os Brotos Comandam" e "Festival da Juventude". Voltou em seguida para a fazenda do pai, onde ficou quatro anos, até que o sucesso de seus companheiros o entusiasmou.

Em 1967, gravou "Goiabão" de (sua autoria com Carlos imperial), também obtendo êxito. No mesmo ano, contratado pela TV Excelsior, de São Paulo SP, conseguiu um programa próprio, O Bom, que apresentava em companhia de Silvinha, com quem se casaria dois anos depois.

Em 1969 foi contratado pela TV Record, de São Paulo, para atuar em vários programas, e foi artista da RCA entre 1972 e 1975. Ainda em 1975 fez um show no Teatro Bandeirantes, de São Paulo, e no Teresa Raquel, do Rio de Janeiro, Pelos Caminhos do Rock, também título de seu LP lançado no mesmo ano.

Nas décadas de 1980 e 1990 inclinou-se para o country-rock, assumindo suas raízes sertanejas (uma de suas primeiras gravações foi uma versão em twist de Maringá, de Joubert de Carvalho). Em 1990 lançou "Pé na Estrada", primeiro LP brasileiro a ser lançado simultaneamente a um vídeo. Participou dos shows 30 anos da Jovem Guarda, em 1995-1996.

Eduardo Araújo - "Biografia"
Início da Página
 
www.edimilsonmendes.com                                    Atualizado em Abril de 2017                                    Copyright © 2008 - osósia