JovemGuarda_Logo(PNG)
Final da Página
www.edimilsonmendes.com
* ANTONIO MARCOS *
- BIOGRAFIA -
* Ir para => DISCOS NACIONAIS
* Ir para => DISCOS EM ESPANHOL

ANTONIO MARCOS Pensamento da Silva, era o segundo dos oito filhos do (alfaite e vendedor de livros) "VICENTE AUGUSTO DA ROCHA E SILVA" e da (Costureira, Poetisa e Compositora) "EUNICE BARBOSA DA SILVA. Ele nasceu em São Miguel Paulista (SP), no dia 08 de novembro de 1945, e faleceu em São Paulo (SP), no dia 05 de abril de 1992. Informações dão conta de que ele havia ido a uma padaria em Alphaville, onde tomou sua última dose de uísque. Em seguida saiu e bateu sua caminhonete em um porte, se machucando gravemente. Sua esposa Ana Paula Rossi Braga (filha de Nice Rossi Braga e enteada de Roberto Carlos), o internou no Hospital Oswaldo Cruz, onde veio a falecer por volta da 21:00 h. Foi sepultado no Cemitério Parque dos Girassóis.

CASAMENTOS:

- "VANUSA" * (1969 a 1975).  Tiveram duas filhas "Amanda" e "Aretha".
- "DÉBORA DUARTE" (1976 a 1980). Tiveram uma filha "Paloma Duarte em 1977".
- "ROSE" ** (1984 a 1990). Conheceu a Modelo Rose, 20 anos mais nova que ele no aeroporto de Natal, com quem teve o filho "Antonio Pablo em 1984".
- "ANA PAULA ROSSI BRAGA" *** (1990 a 1992). Não tiveram filho.
- "MIRIAN MARIA MOTA" **** (Namorada de 1966 a 1968). Ela teve um filho "Manuel Marcos Pensamento" em 1968, sem que ela soubesse que o pai era ele.

* Conheceu Vanusa em 1969 no IV Festival de MPB, da TV Record, onde ele ganhou o Prêmio de Melhor Intérprete e, ela ficou em terceiro lugar com a música "Comunicação".
** Ele deu o nome de "Antionio Pablo" ao filho de sua terceira mulher em homenagem ao poeta "Pablo Neruda", de quem era admirador.
*** Ana Paula Rossi Braga, que faleceu em 2011, era filha do primeiro casamento da Nice Rossi e adotada como filha por Roberto Carlos.
**** Miriam, que tinha 14 anos em 1966 e em 1968 nasceu o primeiro filho de Antonio Marcos, reconhecido em 2003 após exames de DNA.

Trabalhou como "office-boy" do Banco Ítalo-Brasileiro, vendedor de varejo e balconista de loja de calçados, passando pelos programas de calouros, para chegar ao rádio e finalmente à televisão. De 1960 a 1962, destacou-se no programa de "Estevam Sangirardi" na Rádio Bandeirantes, cantando, tocando violão (imitando cantores) e fazendo humorismo.

Integrou o coral Golden Gate, dirigido por Georges Henry. Atuou como ator principal nas peças "Pé Coxinho" e "Samba Contra 00 Dólar", de Moraci do Val, no Teatro de Arena. Convidado por Ramalho Neto, gravou em 1965 seu primeiro disco pela RCA, como integrante do conjunto "Os Iguais", que estouraram com a música "A Partida". Tornando-se logo cantor solista e lançou seu primeiro Compacto com as músicas "A História de Quem Amou Uma Flor" e "Perdi Você", porém não fez sucesso. Em seguida gravou seu segundo Compacto, estourando em todas as Rádios com a música "Tenho Um Amor Melhor Que O Seu", de autoria de (Roberto Carlos), que reapareceu em seu primeiro LP em 1969  e vendeu mais de 300 mil exemplares.A partir daí, seguiram-se outros sucessos, como "Oração de Um Jovem Triste" de (Alberto Luís) e "Como Vai Você de (sua autoria com o irmão Mário Marcos).

Foi lançado no cinema por J. B. Tanko, no filme "Pais Quadrados... Filhos Avançados" em (1970, cuja trilha sonora teve as músicas: "Marcas no Caminho", "Protesto", "Menina de Trança", e "Despedida", lançadas em seu Lp BBL-1520, daquele mesmo ano). Participou também do filme "Som, Amor e Curtição" em (1972) e, de outros, além de atuar em peças teatrais, como "Arena Contra Zumbi" no (Teatro de Arena, com direção de Augusto Boal, 1969) e "Hair" no (Teatro Aquarius, com direção de Altair Lima, 1970). Atingiu seu maior sucesso em 1973, com a música "O Homem de Nazaré" de (Cláudio Fontana). Tem oito LPs em português e quatro em castelhano, além de gravações feitas no exterior.

Em 1991 pretendia lançar um LP contendo uma versão de "Imagine", de John Lennon, mas Yoko Ono, viúva de Lennon, vetou a versão, o que, aliado à falência da gravadora (Esfinge), impediu o lançamento do disco. Após sua morte, foram lançados os CDs Acervo, 1994 (coletânea RCA/BMG) e Aplauso, 1996 (coletânea RCA/BMG).

Antonio Marcos - "BIOGRAFIA"
Ir para => DISCOS NACIONAIS
Ir para => DISCOS EM ESPANHOL
Início da Página
 
www.edimilsonmendes.com                                    Atualizado em Abril de 2017                                    Copyright © 2008 - osósia